Trade Media

Neelimala

Algumas das coisas mais belas na vida têm um preço. E este mês levamo-lo a testemunhar e apreciar uma das vistas mais imaculadas de Kerala, no distrito montanhoso de Wayanad. É claro que vai ser um grande desafio para as suas pernas. E a melhor altura para aqui estar é logo após as chuvas de junho / julho. Até agora, tem noção do que está para vir? Sim, tem algo a ver com água. Não é só água, mas também uma via láctea que rasga o verde denso das florestas de Wayanad. As cascatas de Meenmutti, que jorram e depois fluem em pequenas quedas de água, são uma vista impressionante desde o miradouro de Neelimala, perto de Vaduvanchal, em Wayanad.

Chegue a Chundala, antes de Kalpetta, no Distrito de Wayanad, e siga a estrada de Ootty, à direita, que vai desde Meppadi. Ao chegar a Vadunvanchal, vire à direita. É melhor alugar aqui um 4x4 para chegar ao miradouro Neelimala. Após três quilómetros a conduzir a partir de Vaduvanchal, vire à direita e suba até uma estrada rugosa, até chegar à base de um colonato tribal, rodeado por uma plantação de café e vinhas de pimenta. Saia do carro, apanhe a sua mochila, ponha os seus sapatos de caminhada e, é claro, traga uma boa máquina fotográfica.

A caminho do miradouro de Neelimala, terá a companhia das plantações de café de cada lado da estrada. Mais para cima, pequenas plantações de gengibre e de noz-de-areca. As orlas do trilho que vai até ao miradouro são também dotadas de pequenos arbustos de plantas de flor púrpura, assim como beija-flores a chilrear, e outras aves a sair e entrar velozmente dos arbustos.

Completada a primeira parte da ascensão, que fica a cerca de meio quilómetro, o trilho de caminhada fica mais estreito e desce, antes de subir de novo. Agora, a vegetação nas orlas muda para uma erva alta e selvagem, na qual se inclui a variedade Erva Limão. O trilho estreito sobe ainda mais e abre subitamente para uma vista panorâmica, com as dobras de montanha dos Gates Ocidentais à esquerda, e uma encosta de montanha repleta de relva e coberta de grandes pedras à direita. Finalmente chegou ao miradouro de Neelimala.

Pare um pouco. Recupere o fôlego. Sinta a brisa fresca no seu cabelo enquanto seca o seu suor.  Dê uma vista de olhos e tente ver algumas das borboletas com cores e tamanhos raros a deslizar sobre as encostas, subindo por vezes atrás da neblina. Enquanto permanece aqui, os seus ouvidos vão começar a aperceber-se de um reboliço em baixo, no vale. Se o ouvir, siga o trilho estreito que desce à esquerda. Desça através das ervas altas que se encostam a si. Mova-se gentilmente e tenha cuidado com as rochas escorregadias e alguns buracos. Esquivando-se para a esquerda, o trilho levá-lo-á a um local onde se encontrará atrás de uma colina rochosa, com o barulho ensurdecedor a intensificar-se cada vez mais.

Desça cuidadosamente e mova-se para o meio da colina rochosa. Levará algum tempo até acreditar no que está perante dos seus olhos. Um fluxo de água branca flui colina abaixo, flanqueado por florestas perenes. Uma vista que nunca esquecerá. Tire as suas melhores fotografias e absorva esta beleza pura o mais que puder. Enquanto observa as vistas inesquecível da cascata de Meenmutti, um ocasional cobertor de neblina densa pode bloquear a sua vista. Mas não fique chateado. Espere um pouco até a neblina limpar. Por vezes, o lençol branco irá dividir-se e revelar a cascata, o que por si só é um evento magnífico de se observar.

Como chegar:
  • Estação Ferroviária mais próxima: Kozhikode a cerca de 80km de Vaduvanchal.
  • Aeroporto mais próximo: Aeroporto Internacional de Karipur, a cerca de 95km de Vaduvanchal.

Photos
information
Souvenirs

Department of Tourism, Government of Kerala,
Park View, Thiruvananthapuram, Kerala, India - 695 033
Phone: +91-471-2321132 Fax: +91-471-2322279.

Tourist Information toll free No:1-800-425-4747
Tourist Alert Service No:9846300100
Email: info@keralatourism.org

All rights reserved © Kerala Tourism 1998. Copyright Terms of Use
Designed by Stark Communications, Hari & Das Design.